+5553981125103

Suspeita de fraude em concurso da USP: candidatos apontam irregularidades e suposto direcionamento

INFOHOST 26 Abril, 2021

Um concurso público para o cargo de professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), realizado em 2019, é alvo de questionamentos por parte de candidatos que participaram do processo e se sentiram prejudicados por supostas irregularidades que teriam ocorrido durante as etapas do certame.

Durante o processo seletivo, segundo eles, teria havido irregularidades, como a atribuição de notas iguais e combinadas entre os integrantes da banca para todos os candidatos nas duas etapas de avaliação e o impedimento aos candidatos de terem acesso à leitura pública das provas dos demais participantes do processo, como determina o Regimento Geral da USP.

De acordo com fontes ouvidas sob sigilo pela Gazeta do Povo, a composição da banca que avaliou os participantes teria sido direcionada para formar uma comissão alinhada a uma área em específico do IRI, que seria controlada por um grupo de docentes com maior influência sobre a unidade. Nessa formação, quatro dos cinco membros que integraram a banca não possuíam experiência em Organizações Regionais Internacionais, que foi a subárea do concurso.

Todos os candidatos ouvidos pela reportagem endossaram que a pessoa que foi aprovada é um docente qualificado e com condições de aprovação, porém as supostas manobras teriam tido como objetivo favorecer a área de Direito Internacional, o que colocava em prejuízo todos os candidatos das outras áreas do IRI – Economia, Ciência Política e História.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/suspeita-fraude-concurso-usp-candidatos-apontam-irregularidades/ 
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Compartilhe



Previsão do Tempo