+5553981125103

Concurso IBGE 2021 terá 6.500 vagas; Censo deve ser CANCELADO

INFOHOST 26 Abril, 2021

O governo federal informou que o Orçamento de 2021 foi aprovado sem os recursos necessários para a realização do Censo Demográfico. Isso quer dizer que, novamente, o concurso IBGE será adiado por tempo ainda indeterminado. As informações sobre o adiamento foram confirmadas pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", justificou. Assim, concurso IBGE para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador deve ser cancelado neste ano de 2021. 

Os cargos citados contemplariam o total de 204.307 vagas. Vale destacar que, mesmo com o possível cancelamento do Censo Demográfico em 2021, as demais seleções do IBGE não foram interrompidas. 

Até então, continua mantido o calendário de eventos para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas. Essas seleções, juntas, abrangem 6.500 vagas temporárias para o IBGE. 

Mas atenção: o Cebraspe ainda não se pronunciou sobre o assunto. É possível que mais novidades sejam anunciadas ao longo das próximas semanas.

Concurso IBGE para Censo Demográfico deve ser cancelado; saiba os detalhes
As provas do concurso IBGE 2021 para Censo Demográfico, previstas para os dias 18 e 25 de abril, já haviam sido suspensas pelo Cebraspe. Essas avaliações seriam aplicadas para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador. Juntos, ofertariam 204.307 vagas em 2021.

Conforme o comunicado para agentes censitários e com o comunicado para recenseadores, ambos publicados em 06/04/2021, a medida havia sido tomada diante da redução de 96% do total de recursos destinados à realização do Censo, que aconteceu após a votação do Orçamento para o Exercício de 2021.

No dia 23 de abril de 2021, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, praticamente confirmou que Censo não deve ser feito neste ano. "As razões do adiamento foram colocadas no momento em que o Censo não teve o recurso alocado no processo orçamentário e, como falado aqui, novas decisões sobre alocação e realização do Censo têm a fase preparatória, serão comunicadas", argumentou em pronunciamento.
No entanto, o Cebraspe ainda não divulgou seu posicionamento oficial a respeito do Censo Demográfico. Tanto o IBGE quanto o Cebraspe iriam avaliar um novo planejamento para a aplicação das provas. Com o novo parecer do governo, os calendários devem ser provavelmente interrompidos por tempo indeterminado. 

Em 2021, o concurso IBGE havia liberado dois editais com 204.307 vagas temporárias para o Censo Demográfico de 2021. As oportunidades seriam destinadas para profissionais de níveis fundamental e médio em todo o país.

Apesar da suspensão das provas e do possível cancelamento do Censo, as demais seleções do IBGE, com 6.500 vagas, não tiveram alterações no cronograma até o momento. Sendo assim, o calendário continua vigente para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas continua vigente.

Lembrando que as seleções estão sendo organizadas pelo Cebraspe, exceto em relação ao cargo de Supervisor de Pesquisa. Nesse último caso, a organização está sob responsabilidade da banca IBFC.

Concurso IBGE 2021: vagas

Ao todo, as 210.807 vagas do concurso IBGE para o Censo 2021 e demais seleções foram divididas da seguinte maneira:

  • Recenseador: 181.898 vagas para o Censo, que deve ser cancelado neste ano de 2021;
  • Agente Censitário Municipal (ACM): 5.450 vagas para o Censo, que deve ser cancelado neste ano de 2021;
  • Agente Censitário Supervisor (ACS): 16.959 vagas para o Censo, que deve ser cancelado neste ano de 2021;
  • Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas que, até então, continuam mantidas;
  • Agente de Pesquisa por Telefone: 300 vagas que, até então, continuam mantidas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas que, até então, continuam mantidas;
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas que, até então, continuam mantidas. 
  •  

De maneira geral, as contratações possuem tempo determinado, que varia conforme o cargo pleiteado, sendo distribuídas por estados (clique aqui para ver). Confira mais detalhes logo abaixo:

Recenseador
Geralmente, o requisito para as vagas de Recenseador é ter ensino fundamental completo. Já a remuneração não é definida, uma vez que os contratados recebem de acordo com sua produção. Esse cálculo é feito por setor censitário de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pelo tipo de questionário e pelas pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

É possível realizar uma simulação de remuneração pelo site do IBGE, indicando a localidade de trabalho.

O concurso IBGE para Censo, que deve ser cancelado neste ano de 2021, previa carga horária semanal mínima de 25 horas e máxima de 50 para realizar tarefas como:

Manusear o serviço de mensagens do dispositivo móvel de coleta;
Apresentar-se ao informante com o uniforme e o crachá de identificação fornecido pelo IBGE;
Coletar as informações do Censo Demográfico 2020 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído; e
Manter o sigilo dos dados emitidos pelo informante, além de consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta.

Compartilhe

Previsão do Tempo